FAMÍLIAS OLFATIVAS: EXPLICAMOS-TE TUDO!
Publicado em 13/12/2021 11:56
(Updated 04/01/2022 17:36)
NESTE ARTIGO ENCONTRARÁS
CLICA PARA IRES DIRETAMENTE AO TÓPICO
Qual perfume escolher? Esta é a grande questão quando tu desejas adotar um novo perfume ou dar um como presente a alguém. E a missão não é fácil! Porque os perfumes nos fazem vibrar mais ou menos de acordo com a nossa sensibilidade. Verdadeiros criadores de emoções, os aromas podem ser frutados, florais, picantes ... Para descobrir quais os aromas que melhor refletem a tua personalidade, explicamos as principais famílias olfativas.
UMA HISTÓRIA DE NOTAS
Em primeiro lugar, uma pequena recapitulação das famosas notas de topo, coração e fundo. A nota de topo é a primeira que sentimos. Leve, evapora rapidamente: entre trinta minutos e duas horas. A nota de coração é aquela que dará a assinatura ao perfume. É expressa ao longo de várias horas. A nota de fundo está lá para fixar o perfume. Leva cerca de cinco horas para se manifestar e pode durar vários dias. Se um perfume te agrada nos primeiros segundos, é um bom sinal! Mas são as notas de coração (com um nome assim, não é à toa!) e de fundo que vão ser decisivas. Portanto, é melhor esperares para descobrires todo o poder e originalidade. É por isso que pode ser interessante manter os famosos testers que recebes na Sephora e cheirá-los bem depois de vaporizá-los.
O JOGO DAS 7 FAMÍLIAS OLFATIVAS!
Foi no início do século 20 que o mundo da perfumaria começou a classificar os aromas. Sete grandes famílias então surgiram. Desde então, novos materiais surgiram de acordo com as inspirações dos criadores. O número de categorias pode, portanto, variar dependendo da escola. No entanto, as sete famílias iniciais continuam a ser uma referência. Vamos então começar!
A FAMÍLIA CÍTRICA
Por trás desse nome da mitologia grega esconde-se aromas cítricos: laranja, tangerina, toranja, limão, bergamota ... e componentes como flor de laranjeira, petitgrain ou essência de néroli. Esta família olfativa é a mais antiga e a das Eau de Cologne. CK ONE - Eau de Toilette da Calvin Klein é um exemplo perfeito, tanto nas notas de topo quanto nas notas de coração! Gostas de fragrâncias frescas, leves e cheias de energia? Esta família poderia agradar-te! Especialmente porque a associamos a outras notas naturais no mesmo espírito. Encontras perfumes desta família na nossa categoria: Perfume Fresco.
A FAMÍLIA AMADEIRADA
Nenhum mistério: esta família de perfumes encanta-nos com os seus aromas de madeira! Sândalo, bétula ou cedro para os mais famosos ... Gaïac ou oud para os recém-chegados. Mas este material vegetal não é o único que pode fazer isso. Outros componentes naturais como âmbar ou almíscar têm esta particularidade. Sândalo, cedro e vetiver, por exemplo, são os ingredientes que dão a base ao Boss Bottled Eau de Toilette da Hugo Boss o seu rasto amadeirado. Bastante reservada às composições masculinas, esta família olfativa começa, no entanto, a ganhar cada vez mais espaço nas fragrâncias femininas. Certamente pela sua sofisticação. O sândalo é quente e generoso. Notas de cedro e vetiver são um pouco mais secas para uma elegância subtil.
A FAMÍLIA ORIENTAL
Aviso: sensualidade à vista! Com as suas notas quentes e picantes, esta família de fragrâncias, também chamada de "fragrâncias âmbar", tem imenso charme nos seus ingredientes. Âmbar, claro, mas também madeiras preciosas, resinas, almíscar, baunilha, couro ... Puro e fascinante exotismo! As composições são suaves e quentes, mas também muito assertivas. Não deixam ninguém indiferente e por isso estão entre os perfumes mais vendidos. Embora os ingredientes de base sejam bem conhecidos, as fragrâncias são misteriosas e originais. Pensamos em particular no Black Opium de Yves Saint Laurent. Um concentrado único de café preto, acompanhado de flores brancas, cedro… Glamour e carismático!
A FAMÍLIA FLORAL
Certamente a família mais famosa, porque esta família olfativa é a das flores. Tem grandes clássicos intemporais, grandes sucessos como o Good Girl da Carolina Herrera. Uma fragrância mítica que reúne aromas como o jasmim e a fava tonka. Pode incorporar tanto o natural quanto o prestigioso. É associada a fragrâncias mais femininas, mas esta família também é fonte de muitas fragrâncias masculinas. Às vezes, as composições são baseadas em apenas um tipo de flor, às vezes num buquê inteiro. Capaz de se misturar com notas frutadas ou picantes, a família floral nunca deixa de inspirar e surpreender. Uma variedade que permite criatividade ilimitada.
A FAMÍLIA CHYPRE
Uma mistura fascinante de bergamota, musgo de carvalho, patchouli, cistus labdanum… A família Chypre é especial porque conta uma história. A história da ilha e as suas muitas essências. Desde a Idade Média, os cipriotas tinham o seu "Eau de Chypre". Por volta de 1840, a Guerlain apresentou o seu próprio, feito de musgo de carvalho. Mas foi em 1917 que esses acordes surgiram como uma categoria específica. François Coty lança o seu perfume "Chypre". O sucesso é tal que esta composição influencia outras pessoas. Não é preciso mais para criar esta família olfativa. A bergamota é reservada como uma nota de topo e acordes de musgo de carvalho, patchouli, cistus labdanum são usados como notas de base. No coração, notas florais ou frutadas que são discretas. Fragrâncias lindamente seguras para personalidades fortes. Femininas em primeiro lugar, elas são cada vez mais voltadas para homens que amam tanto a força quanto a sensualidade. Exemplos de perfumes desta família: For Her Eau de Parfum de Narciso Rodriguez.
A FAMÍLIA FOUGÈRE
Esta família é bastante interessante. O nome Fougère é uma palavra francesa que significa samambaia, mas esta família olfativa não está relacionada com a planta de seu nome. Como a família de Chypre, o seu nome deriva de uma fragrância: Fougère Royale d´Houbigant. Lançada em 1882, a composição foi construída em torno de um acorde de musgo de carvalho Gerânio, bergamota e cumarina. Uma revolução que continua a ser uma referência para as fragrâncias masculinas nos dias de hoje. Desde então, o esquema evoluiu e os ingredientes são baseados em notas de lavanda, gerânio, cumarina e musgo de carvalho. O resto é uma questão de criação: notas florais, âmbar e couro… Esta família evoca uma virilidade impregnada de frescura e requinte.
A FAMÍLIA AROMÁTICA
Tomilho, alfazema, alecrim, eucalipto, sálvia, menta são as ervas frequentemente escolhidas desta família olfativa reservada às fragrâncias masculinas. Completada por frutas cítricas ou especiarias, esta família é muito antiga e ainda permite a criação de aromas bem contemporâneos. Nós amamo-la pela ousada virilidade que evoca.
Agora tens todas as informações necessárias para encontrar um perfume de acordo com as suas notas. No entanto, sabias que existem algumas fragrâncias que podem entrar em duas famílias diferentes?. Tu estás à procura da família olfativa La vie est Belle da Lancôme? Este perfume icônico pode ser considerado tanto floral quanto oriental. Uma fragrância completa! Para mais dicas e conselhos, visita o nosso canal no YouTube e a nossa página no Facebook ou Instagram.